Mais espaço melhora o bem-estar e a produtividade de galinhas poedeiras

O estudo “Morfologia do útero de poedeiras comerciais alojadas em diferentes densidades” foi premiado no 16º Congresso de Produção e Comercialização de Ovos, em Ribeirão Preto
Texto: Agência Fapesp (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Pixabay

Um estudo que pode auxiliar no aumento da produtividade e da qualidade no setor avícola foi premiado no 16º Congresso de Produção e Comercialização de Ovos, realizado em março no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

O trabalho intitulado “Morfologia do útero de poedeiras comerciais alojadas em diferentes densidades”, reconhecido na categoria Pesquisa Científica, integra o projeto de pesquisa “Indicadores comportamentais e fisiológicos do bem-estar de poedeiras em fase de produção alojadas em diferentes densidades e sua aplicação no sistema convencional”, apoiado pela Fapesp.

Receberam o prêmio os pesquisadores científicos do Instituto de Zootecnia Carla Cachoni Pizzolante e José Evandro de Moraes, em parceria com a professora Lizandra Amoroso, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp, em Jaboticabal.

Segundo Carla, o trabalho premiado “possibilitou a avaliação do perfil das camadas de células e tecidos uterinos e suas consequências do manejo das aves de diferentes linhagens de poedeiras comerciais que foram submetidas a cinco densidades de alojamento (321,43; 375,00; 450,00; 562,50 e 750,00 cm²/ave)”.

Bem-estar e qualidade

O estudo indica que o maior espaço resulta em melhora do bem-estar das aves e da qualidade dos ovos. “Com a realização da pesquisa conclui-se que galinhas criadas na densidade de 750 cm²/ave apresentam revestimento mucoso mais alto com revestimento ciliado bem desenvolvido, favorecendo a formação do ovo e seu deslocamento durante a ovipostura em relação às outras densidades”, explica Lizandra.

Segundo a pesquisadora, a premiação “demonstra que a união da descrição morfológica com novos conceitos de bem-estar e ambiência na criação de poedeiras trazem resultados pertinentes para o meio acadêmico e para o campo”.

Avanços

De acordo com Moraes, a parceria estabelecida com o grupo de pesquisa de Lizandra, na Unesp, possibilitou avanços incríveis e salto de qualidade nas avaliações que envolvem as questões de bem-estar animal, pois muitos estudos são subjetivos.

“No caso desse trabalho premiado, conseguimos mitigar com precisão aspectos consequentes do manejo estabelecido no sistema convencional de produção de ovos”, enfatiza Moraes. Além de Lizandra, Moraes e Carla, o trabalho teve a participação de Fabiana de Moraes Milani, Ricardo José Sacramento de Oliveira e Silvana Martinez Baraldi Artoni.

Apoio institucional

Carla destacou a importância para a pesquisa do “apoio institucional da Dra. Renata Helena Branco Arnandes, diretora do Instituto de Zootecnia, e do Dr. Ricardo Costa, diretor do Centro de Pesquisa em Zootecnia Diversificada do Instituto de Zootecnia, ao qual o setor de avicultura está ligado.

A pesquisadora também agradeceu o apoio da Fapesp, da Associação Paulista de Avicultura e da Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta), “pelo reconhecimento e visão sobre as reais necessidades de pesquisa avícola para atender o setor produtivo”.

01.04.2024_CANAL_Whatsapp_post_1__MATÉRIA
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento
23.02.2024_Arte_para_divulgacao_do_calendario_de_palestras_orientativas_fevereiro_TWITTER
A foto mostra um cão com uma pequena gravatinha ao pescoço. Ao fundo, logotipos coloridos que lembram o carnaval.