Manual auxilia no entendimento acerca da estrutura necessária para o funcionamento dos diferentes tipos de estabelecimentos médico-veterinários

Documento traz informações sobre os serviços que cada estabelecimento deve oferecer aos animais de pequeno porte e aos seus tutores, de acordo com a Resolução CFMV nº 1.275/2019
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

Visando esclarecer as diferenças entre os tipos de estabelecimentos médico-veterinários de atendimento a animais de estimação de pequeno porte e os requisitos necessários para a estruturação de cada serviço, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) lança o manual “Estruturação de Estabelecimentos Médico-Veterinários”, que traz orientações sobre a Resolução CFMV nº 1.275/2019.

O cumprimento da norma, que tem como foco as boas práticas médico-veterinárias, deve ser observado pelos responsáveis por ambulatórios, consultórios, clínicas e hospitais veterinários. Diante das dúvidas mais frequentes relacionadas ao tema, o Conselho preparou material informativo para auxiliar os profissionais.

“O manual apresenta, de forma didática, informações gerais sobre as condições de funcionamento dos estabelecimentos, com tabelas, esclarecimentos e legislação complementares, considerações sobre fluxo sanitário, higienização e acabamento/revestimento de estruturas, assim como observações sobre plano de gerenciamento de resíduos e substâncias controladas, além de exemplo de planta baixa de setor cirúrgico. Tudo isso com o objetivo de contribuir com os profissionais para a garantia da qualidade dos serviços prestados”, explicam as médicas-veterinárias da Coordenadoria Técnica do CRMV-SP, Anne Pierre e Alessandra Karina, e o diretor técnico do Regional, Leonardo Burlini.

De acordo com o presidente da autarquia, Odemilson Donizete Mossero, os médicos-veterinários ganham com o material, pois terão base sólida para constituírem ou adequarem seus estabelecimentos, contando, inclusive, com check-lists utilizados pelos fiscais do Regional para a conferência de requisitos mínimos.

“Apresentamos um manual descomplicado à classe e reafirmamos a necessidade do médico-veterinário se manter atualizado, planejando e definindo ações que melhorem a qualidade dos serviços prestados à saúde pública e animal. A sociedade ganhará tendo clareza sobre os serviços que podem ser realizados em cada um dos locais”, afirma Mossero.

O CRMV-SP disponibilizou o conteúdo para consulta na Plataforma do Regional, na aba “Central de Conteúdos”, submenu “Publicações” – “Guias e Manuais”. Os profissionais poderão folhear ou baixado a publicação.

“Esperamos que a publicação sirva de apoio aos médicos-veterinários e a todos os demais interessados e que colabore para a elevação da qualidade do atendimento profissional e compreensão sobre a importância do cumprimento das normas”, complementa Leonardo Burlini.

Gato de vida livre, em uma calçada
cattle-930824_1280
Mesa com ampolas abertas, seringas agulhadas com conteúdo não identificado, medicações de uso controlado, e equipamentos de uso cirúrgico.
Cão da raça Golden Retriever está deitado e com olhar triste