Nova pesquisa aponta os riscos da obesidade para a saúde dos pets

Para manter o peso saudável, os tutores não devem ceder ao comportamento “pedinte” por alimento e monitorar a quantidade diária fornecida ao pet
Texto: Mars, Incorporated (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Pixabay

Uma nova pesquisa internacional, realizada, entre janeiro e fevereiro, com 5.309 tutores de animais de companhia do Brasil, China, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos, revelou que 54% dos tutores de gatos e cães sempre ou muitas vezes cedem aos apelos dos pets e oferecem mais alimento quando eles “pedem”.

Sendo que 22% dos tutores de gatos e cães muitas vezes oferecem alimento em excesso aos seus animais de estimação para mantê-los felizes e apenas 20% medem a quantidade de alimento que oferecem aos pets. Além disso, 87% dos entrevistados oferecem a quantidade que eles acham que o animal precisa em cada refeição.

Há, portanto, uma compreensão notavelmente pequena da quantidade correta de alimento que cães e gatos precisam ou o que eles devem ou não comer e a maioria dos tutores não faz ideia se o seu animal de estimação está acima do peso ou não. As estimativas sugerem que 59% dos cães e 52% dos gatos em todo o mundo estão acima do peso.

No entanto, na pesquisa, apenas 24% dos tutores de cães descrevem seu animal de estimação com excesso de peso. E quando perguntado se o animal exibia algum dos sinais de excesso de peso, 64% indicaram que seu pet, atualmente, tem pelo menos um sinal de excesso de peso, por exemplo, não ser possível sentir as costelas ou ter afrouxado a coleira.

Vínculo

O forte vínculo emocional entre tutores e seus pets pode ser parte do problema. Muitos tutores expressam carinho por meio da alimentação, o que pode levar o animal a consumir mais calorias do que precisa. Na pesquisa, 59% dos tutores disseram que se sentem recompensados ​​ao alimentar seu animal de estimação e 77% disseram que o animal fica feliz quando recebem alimento.

Infelizmente, muitos tutores não estão plenamente conscientes sobre as consequências do excesso de alimentação para o animal. A pesquisa identificou ainda que 61% dos entrevistados desconheciam que os pets com excesso de peso podem ser suscetíveis a diabetes e doenças ortopédicas.

Peso saudável

“Como os seres humanos, os pets precisam estar com um peso saudável. Esta é uma questão muito complexa, que exige compreensão e empenho tanto dos tutores quanto dos médicos-veterinários”, afirma o Dr. Alex German, professor de Medicina Veterinária da Universidade de Liverpool, no Reino Unido.

Muitas pessoas monitoram seu próprio peso, regularmente, mas 40% não sabem quanto seu cão ou gato pesa e 22% dizem que o animal nunca foi pesado. Já 67% dos tutores gostariam que seu médico-veterinário os aconselhasse mais sobre o peso dos pets e 82% gostariam de ter diretrizes mais claras sobre peso ideal e conselhos para mantê-los saudáveis.

Alimentação específica

A escolha de um alimento adequado deve ser cuidadosa, já que a alimentação é uma das principais causas do sobrepeso. É fundamental buscar a orientação de um médico-veterinário, que avaliará uma série de fatores para definir a dieta mais precisa para o pet.

Hoje, é possível encontrar, no mercado, um vasto portfólio de alimentos, com opções que atendem as necessidades nutricionais de cães e gatos com tendência ao ganho de peso ou já em tratamento contra a obesidade.

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
A imagem mostra o corpo de uma pessoa de jaleco branco segurando um tablet. No tablet está a capa do Manual de Conduta Ética do Médico-Veterinário e do Zootecnista na Ciência de Animais de Laboratório. Na capa do Manual consta o título Manual de Conduta Ética do Médico-Veterinário e do Zootecnista na Ciência de Animais de Laboratório, assim como o ano de 2024 e a imagem de um homem segurando tubos de ensaio e fazendo pesquisas. Ele está sentado em uma cadeira e os tubos de ensaio estão em cima de uma mesa.
Um homem de terno, se apresenta em auditório para pessoas sentadas em cadeira
01.04.2024_CANAL_Whatsapp_post_1__MATÉRIA