Premiação 2021 reúne médicos-veterinários e zootecnistas

Realizada na sede do CRMV-SP, solenidade foi transmitida ao vivo pela internet
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

Em uma cerimônia embalada pela emoção, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) realizou ontem (16/12), em sua sede a entrega dos prêmios aos profissionais de destaque em Medicina Veterinária e Zootecnia de 2021.

Na abertura, o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, saudou os homenageados e às presenças do coordenador de Defesa Agropecuária do estado de São Paulo, Luiz Fernando Bianco; do presidente do Regional da gestão 2015-2021 e da Câmara Técnica do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Mário Eduardo Pulga; e da conselheira Ana Cláudia Ambiel Corral Camargo, representando na ocasião, a Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ).

“Nesse momento, dizer que é uma honra estar aqui é pouco, é uma grande satisfação, porque o CRMV-SP apresenta nomes de destaque que tiveram grande relevância na Medicina Veterinária e na Zootecnia em nosso estado. Acima de tudo esses nomes são referências, são exemplos, que ficam para a história das nossas profissões. Precisamos que nossos profissionais cada vez mais sigam os bons exemplos. Parabéns a todos mais uma vez”, enfatizou Mossero.

Em seguida, o presidente da Comissão de Avaliação e Julgamento e conselheiro do CRMV-SP, Silvio de Arruda Vasconcellos, falou sobre a evolução dos prêmios da autarquia e apresentou uma palestra sobre as histórias da Medicina Veterinária e Zootecnia, desde os primórdios até a atualidade.

Vasconcellos finalizou sua apresentação falando da alegria de estarem todos reunidos e de sua admiração pelos premiados. “O importante é que a gente tenha profissionais como esses que estão sendo aqui homenageados, que não só trabalham o conhecimento técnico, mas que colocam o sentimento naquilo que acreditam, naquilo que fazem. Parabéns a vocês e às duas profissões”, ressaltou.

Produção Animal

O contemplado pelo Prêmio “João Bárisson Villares”, na área de Produção Animal, foi o médico-veterinário José Orlando Prucoli. Por restrições médicas, o homenageado não pode participar da solenidade, mas foi representado pelo médico-veterinário Carlos Eduardo Larsson, conselheiro do CRMV-SP, que recebeu a placa das mãos do vice-presidente da autarquia, Fábio Manhoso.

Larsson apresentou o extenso currículo de Prucoli e leu sua mensagem falando da honra de receber o prêmio, dizendo “quero de uma forma muito especial agradecer a iniciativa do Conselho em outorgar uma medalha desta natureza, reconhecendo aqueles que contribuíram com seus serviços para a construção e desenvolvimento do setor de produção animal. E aos colegas e colaboradores que trabalharam comigo, que me ensinaram e propiciaram as condições para que eu pudesse nesse momento receber essa homenagem”.

Defesa Sanitária Animal

O Prêmio “Ernani Ibirá Gonçalves”, na área de Defesa Sanitária Animal, foi entregue pelo secretário-geral Fernando Buchala ao médico-veterinário Cláudio Regis Depes, presidente da Comissão Técnica de Saúde Animal e integrante das Comissões Técnicas de Aquicultura e de Saúde Pública Veterinária do CRMV-SP.

“Estou muito honrado em receber esse prêmio e é uma coincidência, pois fui aluno do Dr. Ernani Ibirá Gonçalves, tive a sorte de tê-lo como mestre na Unesp Jaboticabal. Um excelente professor que nos transmitiu muito conhecimento na área de enfermidades infecciosas. Considero esse prêmio não somente meu, mas de todos os colegas que trabalham dentro da Coordenadoria de Defesa Agropecuária na execução dos programas zoossanitários de animais de produção do estado de São Paulo”, afirmou Depes.

Opinião compartilhada pelo coordenador de Defesa Agropecuária do estado de São Paulo, Luís Fernando Bianco, que elogiou o trabalho do premiado. “Para nós da CDA, é um reconhecimento importante, vemos como a valorização da Defesa Agropecuária, nos deixa muito orgulhosos.”

Zootecnia

Fechando a noite, Rosemary Viola Bosch, tesoureira do CRMV-SP, entregou o prêmio “Luiz Alberto Fries” para o zootecnista Mário de Beni Arrigoni, que se emocionou ao falar da escolha da profissão ao lado do irmão agrônomo e da influência ancestral que marca sua ligação com a terra e a produção animal.

“Depois de 40 anos de formado, a história da Zootecnia é minha história. Em qualquer área da produção animal, cada profissional tem seu espaço, fazemos do Agronegócio o principal produto do PIB para o Brasil despontar. Este é um momento muito importante, parabenizo o Conselho por esse prêmio conjunto de médicos-veternários e zootecnistas. Vamos trabalhar juntos!”, enfatizou Arrigoni.

Assista a cerimônia de entrega dos prêmios CRMV-SP 2021.

Seis pessoas em pé, sendo cinco homens e uma mulher. Eles estão lado a lado, quatro deles estão segurando placas de homenagem
Black_Friday_Pixabay
A imagem mostra close de focinho e boca de um cão. Ao fundo, há imagem de vegetação.
A Imagem mostra um homem ao lado de uma vaca leiteira, em gesto de respeito.