Responsabilidade Técnica na nutrição de cães e gatos abre ciclo de palestras do CRMV-SP

O evento está com inscrições abertas e ocorrerá na modalidade on-line. Inscreva-se
Texto: Comunicação CRMV-SP/ Foto: Pixabay

Está marcado para quarta-feira (30/03), às 19h30, o início do ciclo de palestras sobre Responsabilidade Técnica, encontros promovidos pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), por meio de sua Comissão de Responsabilidade Técnica, que ocorrerão ao longo deste ano. A série de encontros será em formato digital e é voltado a profissionais que atuam na área e graduandos em Medicina Veterinária e Zootecnia. 

A primeira palestra será proferida pela médica-veterinária Carolina Padovani, membro da Comissão de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP e tratará sobre Responsabilidade Técnica (RT) na nutrição de cães e gatos. Ao final, será emitido aos inscritos o certificado equivalente a sua participação. Estão sendo disponibilizadas 300 vagas para cada um dos encontros.

De acordo com a presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica do Regional, Rosemary Viola Bosch, o objetivo é promover a conscientização profissional por meio da atualização de informações e viabilizar a abertura de espaço para manifestação de dúvidas e sugestões.

“Nossa meta é gerar um ambiente que proporcione aprendizado de maneira ágil e efetiva, um cenário onde todos serão beneficiados. O tema sobre responsabilidade técnica em nutrição de cães gatos é bastante atual e certamente resultará em feedbacks que serão a base para nossas próximas edições”, diz Rosemary.

Carolina Padovani, membro da Comissão de Responsabilidade Técnica da autarquia, e Gerente Global de Assuntos Regulatórios e Responsável Técnica na Royal Canin, enfatiza a importância da responsabilidade técnica dentro das empresas. “É uma atividade vital entre as áreas de atuação, garantindo a eficácia dos processos, além do cumprimento dos requisitos sanitários e regulatórios da atividade em questão”, diz.

Nutrição de cães e gatos

A nutrição de cães e gatos é um tema que tem sido abordado com frequência pelo CRMV-SP por meio dos trabalhos desenvolvidos pelas comissões de Responsabilidade Técnica e Nutrição Animal. Recentemente, foi desenvolvida uma campanha de redes sociais sobre o tema. 

“Ela é uma ciência que deve ser balizada por critérios cientificamente comprovados e de acordo com ritos regulatórios setoriais. Assegurar a inocuidade e qualidade dos alimentos para pets faz parte do papel dos profissionais médicos-veterinários e zootecnistas perante a sociedade, e neste contexto, a responsabilidade técnica é essencial”, enfatiza Rosemary Viola Bosch, presidente da Comissão de RT.

A médica-veterinária Carolina Padovani Pires, mestranda em Nutrição, ressalta a importância do compartilhamento de boas práticas de gestão em RT nas diversas áreas de atuação dos profissionais médicos-veterinários e zootecnistas. “Os eventos aproximam o Conselho dos colegas, empresas e acadêmicos, e geram a oportunidade do diálogo e do aprendizado, além da troca de experiências”, afirma.

Em sua palestra, Carolina falará sobre o cumprimento dos requisitos legais e o amplo conhecimento técnico que o profissional deve possuir, uma vez que a responsabilidade se estende desde o estabelecimento e seus processos, até produtos e a preocupação com o meio ambiente.

“A apresentação irá ilustrar as diversas atividades que exigem atenção do profissional RT na indústria de alimentação de cães e gatos, assim como seu papel dentro do estabelecimento, frente ao processo e produtos. O ponto mais importante será o despertar para o papel primordial da responsabilidade técnica baseada em conhecimento e ciência, garantindo assim saúde e bem-estar aos animais, produtos seguros e de qualidade, além de um trabalho ético”, conclui Carolina Padovani.

Todas as palestras estarão disponíveis para acesso posterior nas redes sociais e Plataforma do CRMV-SP.

Mercado aquecido

De acordo com os recentes dados do IBGE, o Brasil tem uma população de cães e gatos domiciliados equivalentes a 55,9 milhões e 25,6 milhões respectivamente, o que demonstra o potencial do segmento. “Quando se fala em alimentação, há muito espaço para crescimento”, diz Carolina.

Sob o ponto de vista do consumidor, existem “especificidades demográficas importantes, como a verticalização das cidades e um tutor cada vez mais exigente, refletindo no aumento de produtos com maior valor agregado”, afirma a médica-veterinária.

Em contrapartida, Carolina ressalta que ainda são poucos os profissionais com amplo conhecimento e potencial para exercer o papel de RT da indústria de alimentos para cães e gatos, sendo esta uma excelente e promissora área para os profissionais interessados.

 “É importante uma formação acadêmica sólida, baseada nas diretrizes curriculares, com jornada de aprimoramento e incorporação das competências humanísticas, como a ética e senso de responsabilidade”, afirma.  

Confira as datas das demais palestras e programe-se:

27/04 Responsabilidade Técnica na Clínica de Grandes Animais – César Graner

18/05 Responsabilidade Técnica em Saúde Pública – Mário Ramos de Paula e Silva

08/06 Responsabilidade Técnica na Clínica de Silvestres – Alessandro Ferraz Abdo Bijjeni

29/06 Responsabilidade Técnica na Pesquisa Clínica Veterinária – Greyce Balthazar Lousana

20/07 Responsabilidade Técnica em Instituições de Ensino – Fábio Fernando Ribeiro Manhoso

17/08 Responsabilidade Técnica em Aquicultura – Agar Costa Alexandrino de Perez

14/09 Responsabilidade Técnica em Produtos de Origem Animal – Ricardo Moreira Calil

05/10 Responsabilidade Técnica na Indústria Farmacêutica – Mario Eduardo Pulga

26/10 Responsabilidade Técnica em Biotérios – Denise Isoldi Seabra

23/11 Responsabilidade Técnica em Laboratório de Patologia Clínica – Mitika K. Hagiwara

07/12 Responsabilidade Técnica na Clínica de Pequenos Animais – Regis César Santoro Patitucci

Relacionadas

A imagem mostra quatro pessoas juntando as mãos, representando a união, em torno de uma mesa retangular de madeira.
01.04.2024_CANAL_Whatsapp_post_1__MATÉRIA
22.03.2024_Arte_para_divulgacao_do_calendario_de_palestras_orientativas_abril_TWITTER
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40