“Saúde para todos” só é possível com profissional bem formado

Tema foi escolhido numa tentativa de reflexão sobre os objetivos preconizados pela OMS ao longo das últimas sete décadas
Texto: FCAFS-SP (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Adobe Stock

Há exatos 70 anos, o dia 7 de abril foi escolhido como a data em que o mundo deve se voltar para ações de conscientização sobre a importância da preservação da saúde e para ter melhor qualidade de vida.

Inserido em um contexto em que praticamente inexistiam políticas de saúde diante das mazelas decorrentes do período pós-guerras, o Dia Mundial da Saúde (instituído por ocasião da criação da Organização Mundial da Saúde – OMS) se pauta, desde então, em assuntos específicos que representam uma prioridade na agenda internacional do órgão.

Em 2018, o tema escolhido é “Saúde para todos“, numa tentativa de reflexão sobre os objetivos preconizados pela OMS ao longo das últimas sete décadas. A reflexão também ocorre no Brasil, tendo à frente ações coordenadas por organizações como o Fórum dos Conselhos Atividade Fim da Saúde (FCAFS).

A FCAFS congrega 14 profissões: Assistência Social; Biologia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia e terapia ocupacional; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Psicologia e os técnicos de Radiologia.

Graduação a distância

Em 2018, o Fórum amplia o contexto do tema proposto pela OMS inserindo, também, a importância de o paciente ser assistido por profissionais devidamente qualificados, uma preocupação presente hoje na agenda de todos os conselhos ligados à saúde, em razão da crescente oferta de cursos de graduação a distância.

Modalidade que prejudica a qualidade da formação dos profissionais de saúde no Brasil, e que certamente impactará de forma negativa na saúde da população.

Direito à Saúde

Enriquece o leque de questões debatidas neste Dia Mundial da Saúde bandeiras levantadas por muitos desses profissionais, acima mencionados, como o Direito à Saúde, algo previsto no art. 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização Nações Unidas; e a “Defesa do SUS”, que garante acesso universal da população às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

Nesse sentido, reforça-se o caráter fundamental para a saúde do cuidado interprofissional voltado ao paciente, com equipes formadas por profissionais com formações acadêmicas diferentes que atuam em favor de um único objetivo: a recuperação plena do cidadão assistido, sob o olhar de diferentes especialidades.

Luta

Tal prática teve grande importância na consolidação de dados como o aumento na expectativa de vida mundial citado acima. Por esse motivo, 7 de abril e o slogan “Saúde para todos” também é dia de luta pela implementação efetiva dessas equipes de profissionais bem qualificados nos serviços de saúde, que devem ser acessíveis a todos por meio do Sistema Único de Saúde – SUS.

Mulher em frente ao computador, com caderno na mesa e lápis em uma das mãos e teclado na outra mão, assistindo aula
Alesp_Painel Conselhos de Saúde (2)
A foto mostra um cão branco. Ele está no chão, de frente. Ao fundo, há vegetação verde, desfocada.
Na imagem há três pessoas, entre elas apenas uma mulher. Eles posam ao lado de um painel da 17ª Conferência Nacional de Saúde, com os dizeres