Saúde Única no presente e mais ainda no futuro

Momento é de novos vários olhares sobre a pesquisa e a atuação interdisciplinar
Comunicação CRMV-SP

Durante o período de isolamento social, é normal que haja reflexões sobre o futuro e uma delas, certamente, é sobre as lições que a pandemia traz para a saúde pública brasileira. Todos concordam que, embora o Sistema Único de Saúde (SUS) seja considerado um exemplo para outros países, ainda há muito a ser desenvolvido para que toda a população brasileira tenha acesso.

“Uma das lições é que as ações de gerenciamento de crise devem ser orquestradas por equipes interdisciplinares”, afirma Uri Adrian Prync Flato, professor de mestrado em Saúde da Unimar e diretor do Escritório de Qualidade do Hospital Beneficente, destacando que a adversidade deve ser encarada como um momento de oportunidade de desenvolver soluções.

Para Rodrigo P. Franco, docente de Medicina Veterinária da Unimar, a pandemia expõe as falhas que existem e a necessidade de todos os envolvidos com a saúde pública brasileira revejam conceitos. “No âmbito profissional, a parceria entre várias áreas de atuação da saúde pública, visando sempre a Saúde Única, mostrou que precisamos cada vez mais nos unir no objetivo de salvar vidas, promovendo a qualidade de vida.”

A importância da multidisciplinaridade

Alexandre Lima de Andrade, supervisor do Hospital Veterinário da FMVA-Unesp/Araçatuba, afirma que a atuação do médico-veterinário no Sistema Único de Saúde (SUS) como profissional de saúde de nível superior, além de ter respaldo na necessidade de ações interdisciplinares, reconhecida por resolução do Conselho Nacional de Saúde, gera uma visão de integralidade da atenção à saúde.

Segundo Fábio Fernando Ribeiro Manhoso, conselheiro efetivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, é preciso um olhar mais amplo sobre a questão da saúde pública e esse momento também reforçou a necessidade da multidisciplinaridade, de ter vários olhares sobre a pesquisa e o ensino, e a capacidade de se reinventar.

A imagem mostra o corpo de uma pessoa de jaleco branco segurando um tablet. No tablet está a capa do Manual de Conduta Ética do Médico-Veterinário e do Zootecnista na Ciência de Animais de Laboratório. Na capa do Manual consta o título Manual de Conduta Ética do Médico-Veterinário e do Zootecnista na Ciência de Animais de Laboratório, assim como o ano de 2024 e a imagem de um homem segurando tubos de ensaio e fazendo pesquisas. Ele está sentado em uma cadeira e os tubos de ensaio estão em cima de uma mesa.
Mulher de óculos, jaleco branco e luvas azuis manipula tubos de ensaio em ambiente de pesquisa/laboratório.
Simba (1)_editado_REDUZIDO
A foto mostra um cão branco. Ele está no chão, de frente. Ao fundo, há vegetação verde, desfocada.