Guia para Emissão de Atestado de Saúde ganha nova edição

O material traz novas regras para o trânsito internacional de pequenos animais, diretrizes do acordo com mais cinco países, além de recursos facilitadores
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Freepik / Comunicação CRMV-SP

O “Guia para Emissão de Atestado de Saúde de Pequenos Animais” foi atualizado. A 2ª edição do material acaba de ser lançada e traz novas regras para o trânsito internacional desses animais, diretrizes do acordo com mais cinco países, além de recursos facilitadores.

A 2ª edição do “Guia para Emissão de Atestado de Saúde de Pequenos Animais” dispõe das mudanças nas normas para a entrada de cães e gatos brasileiros na África do Sul, Colômbia, Japão, Peru e Estados Unidos.

Também foram incluídas regras da Rússia, Bielorrússia, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão, países que compõem a União Econômica Eurasiática, que firmou acordo com o Brasil para o trânsito de cães e gatos.

A fim de facilitar ainda mais o acesso à informações relacionadas ao transporte internacional dos pets, o guia orienta e traz link para emissão de certificados eletrônicos para embarques aos Estados Unidos, o qual permite que toda a documentação seja enviada e recebida de forma on-line.

Parceria

O link para o Sistema de Informação de Requisitos e Certificados da Área Animal (Sisrec), antes restrito aos fiscais do Mapa, também foi disponibilizado para consultas de todos os médicos-veterinários.

Criado no início deste ano, o guia é fruto da parceria entre o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e o Serviço de Vigilância Agropecuária local (SVA/GRU), unidade do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A nova edição conta parceria do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

Referência entre médicos-veterinários

O principal objetivo do material é disponibilizar, de forma detalhada, as diversas diretrizes vigentes para o trânsito internacional de cães e gatos, visando redução de erros. A incidência de problemas em atestados de saúde emitidos por médicos-veterinários (como atestados pré-datados; divergência e ausência de dados; descumprimento das regras para vacinações e tratamentos) chegava a provocar a rejeição de 40% dos documentos.

“Antes havia disseminação de informações equivocadas e até inexistência de explicações fundamentais para que os profissionais pudessem atender às regras”, comenta o médico-veterinário Luiz Carlos Teixeira de Souza Junior, auditor fiscal federal agropecuário do SVA/GRU, que considera notória a contribuição do material para a mudança desse cenário.

O Guia já se tornou uma referência para os profissionais, o que mostra que a iniciativa é um sucesso

(Luiz Carlos Teixeira de Souza Junior)

Contribuição

Sabendo da importância do material, o Anffa Sindical ofereceu apoio. “Nossa equipe de comunicação fez a diagramação e também fará impressões do Guia para colaborar com a eficiência do trabalho dos auditores”, afirma Roberto Siqueira Filho, diretor de Comunicação e Relações Públicas do Anffa.

O médico-veterinário Carlos Augusto Donini, conselheiro do CRMV-SP, ressalta que o trânsito de animais representa um dos principais fatores de risco de introdução, manutenção e/ou disseminação de agentes infecto contagiosos e parasitários entre localidades e espécies, inclusive humana (zoonoses). “Por isso, há preocupação, obrigatoriedade e supervisão técnica sanitária compartilhada e pactuada entre regiões e países.”

Assim, o Conselho cumpri seu papel de orientar e oferecer subsídios técnicos atualizados para o exercício de nossa nobre profissão

(Carlos Augusto Donini)

Guia para Emissão de Atestado de Saúde de Pequenos Animais

Campanha Juntos pelo Rio Grande do Sul
Em um cenário de enchente na cidade de Santa Maria, um cachorro pastor alemão é resgatado por dois homens
Equipe formada por profissionais de diversos setores, entre mulheres e homens posam em três fileiras em frente a um carro do Corpo de Bombeiros
Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.