Antimicrobianos: regulamento estará sob consulta pública até junho

Abertura dessa escuta para o estabelecimento de novos protocolos e regras representa mais um passo em direção à Saúde Única
Comunicação CRMV-SP

Foi prorrogado o prazo da consulta pública aberta para receber as sugestões que contribuirão para a criação de regulamento voltado aos antimicrobianos de uso médico-veterinário. Os interessados têm até 11/06 para participar.

O prazo para recebimento de manifestações técnicas foi estendido pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/Mapa), com a publicação da portaria nº 70/20.

Consultas públicas são mecanismos de publicidade e transparência que funcionam como uma ponte entre a administração pública e a sociedade. São uma forma de o poder público obter informações, opiniões e críticas sobre determinado assunto. Por isso, é fundamental que os profissionais, que lidam diretamente com os temas em questão, participem.

De acordo com profissionais da Comissão Técnica de Saúde Pública Veterinária (CTSPV) e da Comissão Técnica de Políticas Públicas (CTPP) do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), a abertura dessas escutas atende agenda global, em consonância com inovações farmacológicas e representa mais um passo em direção à Saúde Única.

Ameaça global

A Portaria nº 70/20, estende o prazo da consulta pública proposta pela Portaria n°37/20, a qual submete a Instrução Normativa n° 26/09 ao recebimento de manifestações técnicas.

“Trata-se de uma ação dentre as várias necessárias contra uma ameaça global que nos desafia”, afirma o médico-veterinário Carlos Augusto Donini, presidente da CTPP/CRMV-SP e conselheiro do Regional, referindo-se ao risco de resistência antimicrobiana (AMR), atrelado ao uso excessivo e/ou inadequado dos antibióticos, que se tornou uma preocupação em todo o mundo.

Potencial desastroso

Donini lembra que, há um ano, a Organização das Nações Unidas (ONU), agências internacionais e especialistas divulgaram relatório considerado inovador exigindo ações para evitar uma crise mundial, potencialmente desastrosa, de resistência a medicamentos. “Esse problema pode causar, até 2050, 10 milhões de mortes/ano, além de danos à economia que, até 2030, pode levar 24 milhões de pessoas à extrema pobreza.”

O relatório mencionado por Donini pede abordagem multisetorial e recomenda aos países, entre outras medidas, a implementação de sistemas regulatórios mais fortes e o apoio a programas de conscientização para o uso responsável de antimicrobianos por profissionais em saúde humana, animal e vegetal.

Plano de Ação Nacional

A médica-veterinária Adriana Maria Lopes Vieira, presidente da CTSPV/CRMV-SP comenta que, atendendo a agenda proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), foi elaborado o Plano de Ação Nacional para Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos do Brasil (PAN-BR).

O Plano conta com participação de diferentes ministérios e órgãos e tem objetivo de garantir que se mantenha a capacidade de tratar e prevenir doenças infecciosas com medicamentos seguros e utilizados de forma responsável. “Atualização ou criação de normas que visem a comprovação de eficácia, segurança e período de carência de produtos de uso veterinário com ação antimicrobiana representa grande avanço em relação à Saúde Única”, afirma Adriana

O tema precisa ser amplamente discutido, sendo indispensável a supervisão médica-veterinária no uso de antimicrobianos em animais

(Adriana Maria Lopes Vieira)

É enorme a responsabilidade de regulação e controle do uso técnico destes produtos, com reflexos que incidem da pesquisa ao consumo

(Carlos Augusto Donini)

Serviço

Para participar da consultas pública, é necessário se cadastrar no Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (Sisman) do Mapa, clicar no menu “Consulta Pública” e, depois, em pesquisar. Selecione o ato normativo e faça as proposições e as respectivas justificativas.

 Portaria 70/20

Relatório

Sisman

Relacionadas

A foto mostra um cão branco. Ele está no chão, de frente. Ao fundo, há vegetação verde, desfocada.
Na imagem há três pessoas, entre elas apenas uma mulher. Eles posam ao lado de um painel da 17ª Conferência Nacional de Saúde, com os dizeres
Imagem mostra uma família com mãe, pai e duas crianças. Em volta dela há um círculo com alguns animais e as palavras 6 de julho, dia mundial de combate às zoonoses.
Imagem mostra equipe multiprofissional composta por duas mulheres e dois homens.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40