Do campo à mesa, médicos-veterinários são fundamentais em toda a cadeia alimentar

Atuação envolve produção, inspeção, defesa e vigilância sanitária dos alimentos de origem animal
Comunicação CRMV-SP

No momento em que o mundo enfrenta a pandemia do novo coronavírus, vale ressaltar o papel fundamental da Medicina Veterinária Preventiva na melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos animais, na ampliação da produção de alimentos, bem como evitando e combatendo enfermidades.

Sanitarista por excelência, o médico-veterinário atua por todos os processos da cadeia alimentar, garantindo alimentos em quantidade, sanidade e qualidade necessárias para alimentar a população.

O médico-veterinário Ricardo Moreira Calil, doutor em Saúde Pública, fiscal federal agropecuário do Mapa e presidente da Comissão Técnica de Alimentos (CTA) do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), considera imprescindível que todo o setor produtivo seja respeitado, prezando sempre pela segurança do alimento e a saúde de quem vai consumir.

Para isso, uma das primeiras medidas adotadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em meio à pandemia, foi definir o abastecimento de alimentos essencial e que suas etapas (produção, armazenamento, transformação, transporte, distribuição e comércio) não devem ser interrompidas.

Ações prioritárias

Ainda sobre a fiscalização agropecuária, foram definidas pelo governo brasileiro como prioritárias as atividades de prevenção e combate à doenças, fiscalização do transporte internacional e a inspeção de produtos de origem animal e vegetal, colocando o trabalho do médico-veterinário em destaque.

“Cada setor precisou realizar alguns ajustes nos processos de trabalho para lidar com o cenário atual, porém com enfoque na manutenção dos serviços prestados sem prejuízo à segurança da produção e dos alimentos fornecidos à população”, enfatiza o médico veterinário Fábio Alexandre Paarmann, membro da Comissão Técnica de Saúde Animal, do CRMV-SP.

Profissional habilitado

A responsabilidade do médico-veterinário para com a qualidade e a segurança dos alimentos segue por todos os processos de ante e post morten, como nutrição, controle sanitário dos animais e do ambiente em que são criados, abate, manipulação, conservação, acondicionamento, embalagem, transporte, depósito e rotulagem.

“O médico-veterinário é o único profissional habilitado a reconhecer, identificar e julgar animais de produção e seus produtos como saudáveis ou comprometidos por alguma afecção, seja ela de caráter genético, nutricional ou infectocontagioso”, explica a médica-veterinária Simone de Carvalho Balian, doutora em Epidemiologia Experimental Aplicada à Zoonoses.

Atribuições privativas

Desenvolvidas durante a formação acadêmica, essas habilidades se tornaram privativas do médico-veterinário e solidificaram sua presença na vigilância sanitária.

Suas atribuições consistem na adoção de um conjunto de normas e procedimentos com a finalidade de se obter um produto isento de qualquer risco ou perigo higiênico-sanitário e com alta qualidade comercial e tecnológica, sem afetar ou prejudicar o consumidor e o meio ambiente.

Nota de pesar - João Henrique Bispo de Oliveira
Nota de pesar: Prof. Dr. Raul José Silva Girio
A imagem mostra um martelo da Justiça em destaque e ao fundo livros abertos
A Imagem mostra um homem ao lado de uma vaca leiteira, em gesto de respeito.