Evento internacional debate importância da Medicina Veterinária para o conceito de Saúde Única

Realizado em Saskatoon, no Canadá, Congresso discutiu ainda os desafios para enfrentar a resistência antimicrobiana
Texto: Comunicação CFMV (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Adobe Stock

Discutir as ameaças de doenças emergentes e reemergentes, bem como os desafios que o mundo enfrenta ao lidar com a resistência antimicrobiana. Esse foi o escopo do 5º Congresso Internacional de Saúde Única, realizado em Saskatoon, no Canadá, de 22 a 25 de junho.

O encontro, voltado para debater Saúde Única, que contou com a participação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), representado pelo médico-veterinário e diretor do CFMV, Helio Blume, serviu para compartilhar os principais resultados de pesquisa e políticas adotadas nas doenças zoonóticas em sua interface animal-humano-ecossistema.

Para o diretor do CMFV, a Saúde Única surgiu da união indissociável entre a saúde animal, humana e ambiental, numa visão holística e fundamental para garantir níveis excelentes de saúde. “Muitas doenças podem ser prevenidas e combatidas por meio da atuação integrada entre as Medicinas Veterinária, Humana e outros profissionais de saúde”, explica Blume.

Nesse contexto, Blume esclarece que a Medicina Veterinária foi criada com o dever de prevenir e curar doenças dos animais, mas sempre tendo como objetivo o homem e o serviço maior à humanidade. “A Medicina Veterinária, ao abraçar e ligar os três aspectos dessa cadeia, revela-se uma das profissões mais completas do mundo”, afirma o diretor.

Saúde Única

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Saúde Única visa definir e implementar programas, políticas, legislação e pesquisas, de forma que os múltiplos setores se comuniquem e trabalhem em conjunto para alcançar melhores resultados para a saúde pública.

Sobre o Congresso

O evento foi organizado pela One Health Platform, em parceria com a OMS e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), entre outros parceiros. Contou com a presença de ministros de saúde, pesquisadores e professores de vários países e fundações, como a Bill & Melinda Gates.

Outros temas também foram debatidos no Congresso, como segurança alimentar, infraestrutura e políticas públicas na saúde global, bem-estar humano e animal e sua relação com o meio ambiente, animais como sentinelas de saúde única e degradação ambiental.

A foto mostra um cão branco. Ele está no chão, de frente. Ao fundo, há vegetação verde, desfocada.
Na imagem há três pessoas, entre elas apenas uma mulher. Eles posam ao lado de um painel da 17ª Conferência Nacional de Saúde, com os dizeres
Imagem mostra uma família com mãe, pai e duas crianças. Em volta dela há um círculo com alguns animais e as palavras 6 de julho, dia mundial de combate às zoonoses.
Imagem mostra equipe multiprofissional composta por duas mulheres e dois homens.