Faculdades de Medicina Veterinária estão engajadas no enfrentamento à Covid-19

Entre as ações, equipe multidisciplinar desenvolve projeto de respirador de baixo com atuação efetiva de médicos-veterinários
Comunicação CRMV-SP

A Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) também está atuando no combate à pandemia. Entre as ações estão o convênio firmado com o Centro de Controle de Zoonoses e a integração ao núcleo do Hospital Universitário (HU) da USP para colaborar com o diagnóstico molecular da Covid-19.

“Atuamos realizando a pesquisa de SARS-CoV-2 nas amostras recebidas de hospitais, contando com pesquisadores e alunos de pós-graduação”, afirma o coordenador Paulo Eduardo Brandão, professor do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal.

A FMVZ-USP disponibiliza ventiladores pulmonares e materiais de primeira necessidade para hospitais, como máscaras e álcool em gel. E médicos-veterinários residentes participam de atividades de auxílio à saúde, abordando e aplicando questionários aos pacientes na entrada do HU; compilando e atualizando dados para encaminhamento, e intermediando casos suspeitos entre o HU e o Hospital das Clínicas (HC) para possível transferência.

“Tudo isso comprova que somos agentes de saúde. Temos nos laboratórios da FMVZ-USP docentes envolvidos em pesquisas, temos médicos-veterinários residentes participando em ações diretas no Hospital Universitário, ou seja, engajamento total”, explica o coordenador André Zoppa, diretor do Hospital Veterinário da instituição.

Os médicos-veterinários têm uma sólida formação em zoonoses e saúde pública, por isso são altamente capazes de prestar auxílio

(Paulo Eduardo Brandão)

Projeto de respirador de baixo custo conta com médicos-veterinários

Uma dessas iniciativas acontece na região de Marília, no centro-oeste do estado de São Paulo, onde foi estabelecida uma parceria entre a Universidade de Marília (Unimar-ABHU) e a empresa PPA, especializada em automação de portas e portões, para a fabricação de ventiladores pulmonares de emergência que serão doados para hospitais públicos.

A história começa com a notícia de que o coronavírus havia chegado ao Brasil. Segundo Mariane Peres, coordenadora de marketing da PPA, havia a preocupação de não haver respiradores suficientes para atender a população. “O presidente da PPA, encorajado pelo gerente de engenharia e P&D, decidiu que era hora de iniciar o projeto do Ventilador de Emergência, denominado 10D, por ter sido projetado em 10 dias”, afirma Mariane.

A necessidade e a complementaridade de conhecimento possibilitou o desenvolvimento e a parceria indústria, academia e hospital

(Uri Adrian Prync Flato)

Tempo recorde

De acordo com Uri Adrian Prync Flato, professor de mestrado em Saúde da Unimar e diretor do Escritório de Qualidade do Hospital Beneficente, após a prototipação do ventilador havia a necessidade de se iniciar a fase de testes em animais de experimentação. “Realizamos uma força tarefa capitaneada pelo Prof. Dr. Fábio Manhoso e pela Profa. Dra. Patricia Bueno, que reuniram as lideranças da Medicina Veterinária para delinear o estudo e realizar, em tempo recorde, o projeto”.

Em 48 horas havíamos desenvolvido o projeto de pesquisa, submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Animais de Experimentação”, afirma o coordenador do projeto, destacando que sem o entrosamento, o espírito de equipe e o propósito de salvar vidas do grupo, formado por médicos-veterinários, médicos, engenheiros, enfermeiros e residentes, nada disso teria acontecido.

Trabalho em equipe

Como médico-veterinário, o técnico do experimento, Rodrigo P. Franco, docente de Medicina Veterinária da Unimar sente-se honrado em participar de um projeto grandioso e que tem como objetivo promover qualidade de vida. “Isso mostra que, visando a Saúde Única, a Medicina Veterinária tem grande potencial em projetos de pesquisa científica”, afirma.

“É com muito orgulho que vejo médicos-veterinários colaborando e tendo participação efetiva nesse processo em várias ações que visam à saúde humana, com seus conhecimentos de epidemiologia, farmacologia, imunologia, saúde pública, zoonoses e intensivismo. É uma honra para nós da Universidade de Marília trabalhar no projeto do respirador 10D”, afirma Fábio Fernando Ribeiro Manhoso, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar e conselheiro efetivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

A imagem mostra o corpo de uma pessoa de jaleco branco segurando um tablet. No tablet está a capa do Manual de Conduta Ética do Médico-Veterinário e do Zootecnista na Ciência de Animais de Laboratório. Na capa do Manual consta o título Manual de Conduta Ética do Médico-Veterinário e do Zootecnista na Ciência de Animais de Laboratório, assim como o ano de 2024 e a imagem de um homem segurando tubos de ensaio e fazendo pesquisas. Ele está sentado em uma cadeira e os tubos de ensaio estão em cima de uma mesa.
Mulher de óculos, jaleco branco e luvas azuis manipula tubos de ensaio em ambiente de pesquisa/laboratório.
Simba (1)_editado_REDUZIDO
A foto mostra um cão branco. Ele está no chão, de frente. Ao fundo, há vegetação verde, desfocada.