Gestão na agroindústria brasileira é tema de palestra no 5º Encontro de Zootecnistas

Conectividade dos dados e as transformações organizacionais do setor estão entre os temas abordados na terceira palestra da programação, que acontecerá no dia 15 de maio
Texto: Comunicação CRMV-SP/Foto: Pixabay

A programação do 5º Encontro de Zootecnistas, organizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), por meio da Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino, segue a agenda com apresentação, na próxima segunda-feira (15), de palestra que abordará a atuação dos profissionais na gestão de qualidade agroindustrial, especificamente, na bovinocultura de corte. O tema será ministrado pela zootecnista Alessandra Fernandes Rosa.

A agroindústria pode ser definida como ambiente que reúne um conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária ou aquicultura, por exemplo. Nesse espaço, são realizadas atividades sistemáticas que revelam o nível de comprometimento da empresa com a execução de estratégias organizacionais cuja finalidade é a garantia da qualidade do produto final e, consequentemente, do potencial competitivo da empresa.

A zootecnista Silvia Robles Reis Duarte, membro da Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino, será debatedora do painel e enfatiza a “importância do evento pela oportunidade de reunir representantes das diversas áreas de atuação profissional abordando temas de relevância que provocam reflexão sobre o futuro da Zootecnia”.

Levando em consideração “o histórico de colaboração com o desenvolvimento de soluções inovadoras para o agronegócio”, Sílvia destaca que, em relação à “indústria da carne, os zootecnistas estão preparados para executar funções na cadeia produtiva atendendo um mercado que relaciona a qualidade do produto às boas-práticas de manejo, bem-estar animal, sustentabilidade e redução de custos”.

Conectividade e análise de dados

Além das atividades estruturais específicas da agroindústria, a rotina foi impactada pelo advento de novas tecnologias e globalização do mercado, provocando a necessidade de aperfeiçoamento da gestão diante do fluxo intenso de atividades. Tal cenário contribuiu para abertura de espaço aos profissionais cujas competências expressem habilidades multidisciplinares.

Para Alessandra Fernandes Rosa, zootecnista da Smart Meat Consultoria e Projetos, “a gestão da qualidade é um segmento determinante para a sobrevivência do setor pela relação direta com a evolução do comportamento de consumo consciente, um fenômeno em nível global que prioriza a qualidade, segurança alimentar e preservação do meio ambiente”.

Do pasto ao prato

Com experiência na cadeia produtiva de bovinos de corte, Alessandra lembra que o zootecnista, por possuir formação abrangente, “pode ser inserido em diversas etapas da cadeia agroindustrial atuando em atividades associadas à qualidade da produção”.

A necessidade de mão de obra especializada, segundo a zootecnista da Smart Meat, inclui ainda segmentos voltados ao “relacionamento com o pecuarista, comercialização e varejo da carne”, além do crescente mercado das consultorias independentes que “atuam na transferência de tecnologias para o setor produtivo, no campo ou na indústria”.

Competências multidisciplinares

Sobre a formação de profissionais, Alessandra analisa que, diante da demanda crescente por tecnologia, cabe às universidades avaliar o cenário para que o perfil do zootecnista esteja adaptado a essa realidade. “As projeções e tendências são positivas para o zootecnista, uma vez que a busca pela eficiência se torna cada vez mais presente. Em um mercado competitivo como a gestão agroindustrial, não há mais espaço para amadorismo”, conclui.

A necessidade de manter a eficiência aliada à responsabilidade cultural e socioambiental gera, afirma a zootecnista, abordagens que exigem dinamismo na apresentação de soluções para driblar a volatilidade do setor.

Destaque histórico

O evento oficializa as comemorações que celebram o Dia do Zootecnista no dia 13 de maio. A data refere-se à aula inaugural do primeiro curso superior de Zootecnia do Brasil, realizada em 1966 na Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Uruguaiana (RS). A profissão é regida pela Lei n° 5.550, de 4 de dezembro de 1968.

Ciclo de Palestras: 5º Encontro de Zootecnistas

Gestão da qualidade de carnes na agroindústria

Palestrante: Alessandra Fernandes Rosa (Smart Meat Consultoria e Projetos)

Mediadora: Silvia Robles Reis Duarte (Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino/CRMV-SP)

24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA
Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.