Instrução Normativa agiliza registro de produtos cárneos

A partir da publicação, estabelecimentos têm 365 dias para atualizar registros e atender novos requisitos
Texto: Comunicação Mapa (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Fotos: Adobe Stock

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/MAPA) publicou, no Diário Oficial da União, da última sexta-feira, a Instrução Normativa nº 17, que aprovou o Regulamento Técnico sobre a Identidade e Requisitos de Qualidade de produto cárneo temperado.

Agora, 31% desses produtos que ainda passavam por aprovação prévia terão registro automático. Isso agilizará para as empresas produtoras e reduzirá o tempo de análise das solicitações dos demais produtos que dependem da aprovação prévia do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa).

A norma abrange carnes e miúdos temperados de diferentes espécies animais (bovinos, suínos, aves, ovinos, outros animais de açougue e peixes). De acordo com o ministro Blairo Maggi, a medida “desonerará nossos servidores do trabalho de análise, agilizará o registro para as empresas (será imediato) e diminuirá a fila para os produtos que ainda precisam de análise”.

Com a publicação do Decreto n° 9.013, do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária dos Produtos de Origem Animal (RIISPOA), em março do ano passado, os parâmetros relativos a esses produtos passaram a necessitar de regulamentação.

Prazo

A elaboração da IN resultou de consulta pública e contribuição de diferentes áreas técnicas do Dipoa, do Laboratório Nacional Agropecuário e representantes do setor produtivo indicados pela Câmara Setorial.

Os estabelecimentos que já possuem produtos cárneos temperados registrados terão prazo de 365 dias, a partir da publicação da IN, para atualizar o registro de seus produtos e atender aos requisitos estabelecido no regulamento técnico aprovado. Uma das exigências é que tenham embalagens específicas que garantam proteção contra contaminação, devendo ser mantidas sob condições adequadas de armazenagem e transporte.

Relacionadas

Sala de aula com várias carteiras escolares e uma ampla janela ao fundo. Há também uma lousa verde.
A imagem mostra uma moça sorrindo e apontando para a cédula de identidade profissional.
Membros do GT Cannabis reunidos na tela em evento online
01.12.22_CRMV-SP Escuta_Registro (23)

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40