Proteção a macacos é essencial no monitoramento da febre amarela

Os médicos-veterinários têm papel fundamental no processo de conscientização sobre as formas de transmissão da doença
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Pixabay

Nas últimas décadas, registros de febre amarela além dos limites da região amazônica têm preocupado profissionais da saúde. A doença possui um padrão sazonal, tendo como período de maior transmissão de dezembro a março, época do ano em que mais chove. O maior volume de água facilita a propagação dos mosquitos que transmitem a doença.

Balanço epidemiológico do Governo de São Paulo, até dia 23 de outubro, registra 502 casos nativos de febre amarela silvestre confirmados, sendo que 175 deles evoluíram para mortes. Segundo o governo estadual, neste ano, 257 macacos tiveram a doença. A Grande São Paulo registrou metade das notificações. Dois casos envolvem animais da Baixada Santista e 33 do Vale do Paraíba e no litoral norte.

Apesar dos esforços concentrados para a saúde humana, a falta de informação à população tem sido um desafio no combate à febre amarela, principalmente no que se refere às agressões às populações de macacos, principais vítimas do vírus no ciclo silvestre da doença nos corredores florestais que saem da Amazônia e chegam, pelos recortes da Mata Atlântica, às regiões Sudeste e Sul do País.

Os médicos-veterinários têm papel fundamental na conscientização sobre as formas de transmissão da doença e na relação do homem com os macacos. “Os profissionais são encarregados de investigar as epizootias, coletar amostras de macacos para diagnóstico e colaborar na implementação de medidas de controle”, enfatiza a médica-veterinária Claudia Igayara de Souza, integrante da Comissão Técnica de Médicos-veterinários de Animais Selvagens (CTMVAS), do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SP)

Sentinelas

Há a necessidade de ampliar o alcance das informações essenciais para evitar que os macacos sejam vistos como vilões. Para tanto, é preciso mostrar que os primatas, na verdade, além de vítimas da doença, são sentinelas que contribuem para a identificação antecipada de potenciais riscos à saúde humana.

“O macaco é o principal indicador de que a doença está circulando no local. É graças aos diagnósticos em primatas que conseguimos impedir que aconteça a morte de pessoas”, explica Marcello Nardi, médico-veterinário da Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre da Prefeitura do Município de São Paulo e presidente da CTMVAS, do CRMV-SP.

Vacine-se também contra a desinformação

Matar ou agredir as populações de macacos, além de crime ambiental, é eliminar uma proteção natural. Eles são sentinelas importantes no monitoramento dos avanços da doença. Portanto, cuidar da saúde dos primatas não humanos é um importante passo no controle à doença. Saber como agir diante de um animal contaminado também se torna uma medida essencial.

Apenas os primatas são suscetíveis à febre amarela e há diferença na manifestação da doença entre as espécies. No cuidado com os primatas, Claudia é uma profissional experiente, atuando no Zoológico Municipal de Guarulhos, desde 1997. “Bugios são os mais sensíveis, costumam apresentar altas taxas de letalidade. Já saguis são bem mais resistentes e podem apresentar sintomas brandos, com baixa letalidade”.

Sintomas

É preciso, portanto, saber identificar um animal com os sintomas da doença. A maioria deles quando doentes, apresenta comportamento lento, costuma descer das árvores, fica perambulando pelo chão e tem dificuldade de se alimentar.

“Ao encontrar macacos doentes ou mortos, o órgão local de saúde deve ser notificado para que sejam acionados os procedimentos de investigação. A população não deve mexer no animal, nem enterrar a carcaça”, orienta a médica-veterinária.

Entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde ou Centro de Controle de Zoonoses é fundamental no combate à doença

A foto mostra um cão branco. Ele está no chão, de frente. Ao fundo, há vegetação verde, desfocada.
Na imagem há três pessoas, entre elas apenas uma mulher. Eles posam ao lado de um painel da 17ª Conferência Nacional de Saúde, com os dizeres
Imagem mostra uma família com mãe, pai e duas crianças. Em volta dela há um círculo com alguns animais e as palavras 6 de julho, dia mundial de combate às zoonoses.
Imagem mostra equipe multiprofissional composta por duas mulheres e dois homens.