Revista mv&z: submissão de artigos agora é on-line

Outra novidade é que ao menos um dos autores deve ter registro no ORCID
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Comunicação CRMV-SP

A revista mv&z tem nova norma para publicação. A partir de agora, o autor que deseja submeter seu artigo para avaliação no periódico deverá fazê-lo, diretamente, pelo site da Revista (https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/) e não mais por e-mail. A alteração visa contemplar as ações essenciais à automação das atividades de editoração da Revista, garantindo a visibilidade das publicações pela internet.

Para submeter o artigo, basta acessar o site da Revista e clicar na aba “Enviar Submissão”. O autor deverá fazer um cadastro, contendo login e senha, e preencher todas as informações solicitadas. É importante guardar com cuidado as informações de acesso ao site, pois será por meio dele que o autor fará todo o acompanhamento referente a publicação e poderá submeter novos trabalhos.

Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o processo editorial eletrônico via Open Journal Systems (OJS), sistema de editoração de revistas científicas utilizado pela Revista mv&z, permite maior rapidez e segurança no fluxo de dados e informações e, ainda, torna o processo de revisão por pares mais transparente.

“O OJS possibilita a avaliação das métricas da revista localizando o número e a origem dos acessos aos artigos publicados pela revista no tempo e no espaço”, explica Sílvio Arruda Vasconcellos, secretário-geral do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

Acesse as novas normas de publicação: https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/about/submissions

Autores com registro no ORCID

A partir de 2020, os artigos submetidos para publicação na Revista mv&z deverão ter, entre seus autores, um pesquisador com registro no Open Researcher and Contributor ID (ORCID), ferramenta digital gratuita de identificação que permite ao usuário armazenar e gerir informações, como nome, e-mail, formação, ocupações profissionais, concessões, patentes e trabalhos acadêmicos.

No sistema, cada usuário é identificado através de um código numérico de 16 dígitos, semelhante ao número de uma carteira de identidade. “Esse identificador único e persistente distingue um autor de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores, substituindo as variações de nome por um único código numérico. O ponto positivo é a precisão na identificação dos autores dos trabalhos”, enfatiza Vasconcellos.

Rede social

Operando como uma “rede social” de pesquisadores provenientes do Brasil e de outros países, o ORCID já é adotado por diversas instituições de renome, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), e a Universidade de Campinas (Unicamp), assim como Harvard e Stanford, nos Estados Unidos, entre outras.

A Capes também exige dos candidatos a bolsas e financiamentos o cadastro na plataforma, assim como inúmeros grupos editoriais internacionais, revistas científicas e agências de fomento à pesquisa. A ferramenta possibilita importar trabalhos do Google Scholar para o ORCID, por meio do upload de arquivos, bem como autorizar a integração do seu registro com outros identificadores, como o Currículo Lattes, o Researcher iD e o Scopus iD.

Faça seu registro gratuito no ORCID

24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA
A imagem mostra quatro pessoas juntando as mãos, representando a união, em torno de uma mesa retangular de madeira.
Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.