Tuberculose em animais: IB aumenta produção de imunobiológicos

Único produtor da dose no País, Instituto distribuirá composto para todos Brasil
Texto: Portal do Governo do Estado de São Paulo (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Pixabay

Após a liberação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), serão produzidas 292.350 doses de imunobiológicos, utilizadas no diagnóstico de tuberculose em animais. A quantidade será concedida pelo Instituto Biológico (IB), da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, único órgão produtor no País.

As doses poderão ser adquiridas por pecuaristas de todo o Brasil e serão fundamentais para os testes de reconhecimento da doença em animais, indispensáveis na compra, venda, trânsito e exportação de bovinos e aves.

“A tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium bovis e carreta prejuízos anuais estimados em US$ 3 bilhões em todo o mundo. O IB desempenha um papel estratégico para o comércio internacional de proteína animal do País”, afirma Ricardo Spacagna Jordão, médico-veterinário do Instituto.

Capacidade de produção

Atualmente, a unidade produz entre 2,5 a 3,5 milhões de imunobiológicos. Mas o intuito é aumentar em até trinta vezes a produção dessas doses. “Fomos contemplados com um recurso da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e com esse dinheiro será comprado um biorreator, capaz de produzir 300 litros dos antígenos. Hoje, produzimos 10 litros por vez”, ressalta Jordão.

A previsão é de que ele comece a funcionar a partir do início do ano que vem. O equipamento utilizará materiais descartáveis a fim de reduzir riscos de contaminação dos antígenos. Além disso, o veterinário explica que será utilizada uma tecnologia que aumenta a velocidade de produção dos compostos.

Papel estratégico

O Laboratório de Produção de Imunobiológicos do IB possui licença de funcionamento expedida pelo Mapa e é certificado pela norma ISO 9001, que garante a qualidade dos produtos produzidos pelo Instituto. O IB comercializa os kits com imunobiológicos para 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

“O Instituto Biológico tem papel estratégico no estado de São Paulo e segue trabalhando para garantir a sanidade animal e vegetal dos produtos agropecuários paulistas, uma ação fundamental para a comercialização. O aumento na capacidade de produção é uma diretriz do governador Márcio França”, afirma Francisco Jardim, secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento.

A foto mostra a mesa de abertura do evento, com as autoridades sentadas, incluindo o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero.
A foto mostra um cão branco. Ele está no chão, de frente. Ao fundo, há vegetação verde, desfocada.
Na imagem há três pessoas, entre elas apenas uma mulher. Eles posam ao lado de um painel da 17ª Conferência Nacional de Saúde, com os dizeres
Imagem mostra uma família com mãe, pai e duas crianças. Em volta dela há um círculo com alguns animais e as palavras 6 de julho, dia mundial de combate às zoonoses.