Verão exige cuidados especiais para manter o bem-estar dos pets

Confira as orientações de médicos-veterinários para os meses mais quentes do ano
Texto: Comunicação CRMV-SP
Fotos: Pixabay

Embora o verão brasileiro tenha início oficialmente dia 22 de dezembro, a temperatura média já começou a subir na maioria das regiões do País. Por isso, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) reforça os cuidados que devem ser tomados com os pets durante a época mais quente do ano.

O médico-veterinário Carlos Augusto Donini, presidente da Comissão Técnica de Políticas Públicas (CTPP) do CRMV-SP, ressalta que cães e gatos possuem grande capacidade de adaptação às variações de frio e calor. E para a maioria das 430 raças de cães e 54 raças de gatos a faixa de conforto térmico encontra-se entre 10°C e 30°C de temperatura ambiente.

“Dentro desta faixa, conseguem adaptar-se perfeitamente ativando seus sistemas de termorregulação, que dependem interativamente da pelagem original, da pele, da respiração, da circulação e dos rins. Gatos são mais resistentes e hábeis na adaptação, cães são mais frágeis (por serem mais dependentes dos humanos)”, explica Donini.

Para os animais idosos e obesos, o profissional recomenda atenção especial. É importante que um médico-veterinário possa avaliar se o organismo não está comprometido e indicar os procedimentos que garantam o bom e rápido equilíbrio do animal para esta estação.

Cuidados especiais garantem a saúde dos animais

Manter os ambientes arejados é essencial para o bem-estar dos pets. “Coloque caminhas em diferentes pontos da casa para o animal deitar e descansar. Em hipótese alguma deixe o animal em carros fechados e durante viagens, deixe as janelas abertas para ventilar”, orienta a médica-veterinária Cristiane Pizzutto, presidente da Comissão de Bem-Estar Animal do CRMV-SP.

Na hora do passeio, prefira os horários mais frescos no início da manhã ou fim da tarde, evite os passeios entre 10h e 15h. “Durante nosso verão, quando com frequência alcançamos mais de 30°C, é importante evitarmos o excesso de exposição desnecessária em passeios longos”, alerta Donini.

Dicas dos médicos-veterinários para um verão saudável

1- Espalhe mais vasilhas pela casa para aumentar a oferta de água fresca para seu pet;

2- Durante os passeios, também leve água e faça paradas para permitir a hidratação;

3- Em relação à alimentação, é natural que os animais consumam menos nessa época;

4- Fique atento aos sinais de cansaço. Ofereça água e deixe o animal descansar. Tenha mais cautela em relação às espécies de focinho achatado;

5- Verifique as superfícies em que o animal pisará, como asfalto ou areia muito quente, para protegê-lo de queimaduras;

6- Se o animal precisar sair com focinheira, opte por modelos de grade, mais ventilados;

7- Previna acidentes com parasitas e outros animais peçonhentos. Mantenha em dia o controle de pulgas e carrapatos e as medidas preventivas relacionadas à viroses e doenças transmitidas por mosquitos;

8- Cuide da higiene dos ambientes para diminuir o risco de acidentes com aranhas e escorpiões tanto para os pets quanto para a família.

9- Aumente a periodicidade de banhos e de escovação. Prefira os banhos com água em temperatura ambiente. A escovação frequente proporciona melhor conforto térmico;

10- O médico-veterinário pode orientar o melhor manejo de tosas conforme a pelagem do pet.

Conheça bem o seu animal de estimação

Donini destaca que as habilidades de adaptação podem variar entre as diferentes raças de cães e gatos. Algumas são mais adaptadas a climas secos, frios e com pouco sol (em geral, aquelas que possuem pele clara e pelos mais finos e longos), outras mais acostumadas a climas úmidos e quentes, com muito sol (de pelos curtos, mais grossos e pele mais escura). As mestiçagens também podem influenciar nestas características.

“O exame clínico oportuno e frequente pelo médico-veterinário, além de diagnosticar possíveis alterações precocemente, vai orientar a adoção de manejo e procedimentos preventivos e saneadores dos riscos ao equilíbrio orgânico e comportamental de nossos preciosos cães e gatos e demais animais de qualquer espécie”, destaca.

Nota de pesar - João Henrique Bispo de Oliveira
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento
A foto mostra um cão com uma pequena gravatinha ao pescoço. Ao fundo, logotipos coloridos que lembram o carnaval.
Nota de pesar: Prof. Dr. Raul José Silva Girio