Balanço CRMV-SP 2022 mostra dinamismo e investimentos nas diferentes áreas

Resultados foram apresentados aos colaboradores, presidentes de comissões técnicas e representantes regionais. Saiba mais!
Texto e foto: Divulgação/CRMV-SP

Ciclo de reuniões realizado na última semana pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) apresentou os resultados do ano para colaboradores, presidentes de comissões técnicas e representantes regionais. O balanço 2022 mostra o dinamismo e o investimento nas diferentes áreas da autarquia. Perspectiva de melhorias nos serviços para o próximo ano também estiveram na pauta.

A análise conjunta das informações e indicadores apresentados no balanço anual visa nivelar o conhecimento entre todas as equipes, identificar pontos a serem aprimorados e alinhar o planejamento para o cumprimento das metas para 2023. O relatório apresentado revela que todos os setores do Conselho passam por modernização das ações e melhorias constantes.  

“Orientar, fiscalizar e disciplinar são as principais razões para a existência de um conselho profissional, mas precisamos lembrar que também estamos aqui para com o intuito de proteger a sociedade, de forma que ela possa receber o melhor atendimento de médicos-veterinários e zootecnistas. Todos desta grande equipe são muito importantes em todo esse processo, que tem como foco três frentes: o profissional que está no mercado de trabalho, aquele que acaba de ingressar, e o estudante”, afirmou o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero.

Para a tesoureira do Regional, Rosemary Viola Bosch, o esforço de toda a equipe é primordial para o alcance dos expressivos resultados. “Sinto que estou em casa. A família CRMV-SP possui boa vontade, comprometimento e carinho em tudo que faz, sempre executando suas atividades da melhor forma possível. A vida é feita de pessoas que permeiam nosso caminho e nos levam para frente”, ressaltou.

Entre as atividades desenvolvidas pelos 93 colaboradores e 23 estagiários do Regional destacam-se os números de todo o estado de São Paulo, em 2022, com 5.157 fiscalizações, que resultaram em 804 termos de fiscalização, 1.528 termos de constatação e 2.761 autos de infração. Na atual gestão, área tem como foco a orientação aos profissionais, especialmente no que tange aos critérios estabelecidos pela Resolução CFMV Nº 1.275/2019.

Com o uso de tablets e a implantação do módulo Fiscalização.Net, foi iniciada a emissão digital de termos de constatação, de fiscalização e de autos de infração. A equipe também tem sido treinada para orientação aos responsáveis técnicos no que se refere a adequações relacionadas à Resolução CFMV Nº 1.275/2019 e ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Saúde. Como reflexo do trabalho desenvolvido, o saldo foi a regularização de 822 empresas inscritas e 64 estabelecimentos que antes não possuíam registro ou responsável técnico homologado, além de 700 termos de orientação elaborados e 372 multas aplicadas.

Principais indicadores: 16.328 atendimentos presenciais; 5.157 fiscalizações; 8.576 Anotações de Responsabilidade Técnica homologadas; 12 Sessões Plenárias Ordinárias; 03 Sessões Plenárias Extraordinárias; 19 Sessões Especiais de Julgamento de Processos Ético-profissionais; 171 Audiências de Processos Ético-profissionais; 05 Novas Resoluções Publicadas; 48 Novas Portarias Publicadas; 32 tablets, 14 smartphones, 40 scanners e 47 computadores adquiridos; 154.762 acessos a serviços on-line pela SIG CRMV-SP; 44 eventos técnicos; 8 CRMV-SP Escuta; 90 Reuniões de Comissões Técnicas.
Ética profissional e mutirões

Houve destaque também para os 104 projetos de mutirão de esterilização cirúrgica analisados, dentre os quais 84 aprovados. Em 2022, foram instaurados 112 novos processos ético-profissionais e julgados 119 que já aguardavam decisão. Foram recebidas pelo Conselho, ainda, 201 denúncias. 

Ao todo foram 171 audiências realizadas, 189 notificações para início da apuração dos fatos relatados em denúncias e 19 sessões de julgamento. No último ano, com a reestruturação e digitalização da área ética, pela primeira foi possível que um fato, assim que instruído e apurado, pudesse já entrar para a programação de julgamento. Com isso, atualmente, apenas 21 processos éticos estão pendentes de julgamento, já com agenda programada para o início de 2023.

Novos registros e orientação técnica

No último ano, equipes da sede e das Urfas realizaram 16.328 atendimentos presenciais, que possibilitaram o registro de 4.061 novos profissionais médicos-veterinários, e de 59 zootecnistas, além de 1.284 novas empresas, com a homologação de 8.576 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs).

Buscando a orientação dos profissionais foram realizados 44 eventos técnicos, sendo nove presenciais, entre os quais destacam-se a Semana do Médico-veterinário, o Ciclo de Palestras sobre Responsabilidade Técnica, o Encontro de Zootecnistas e o I Encontro Estadual de Coordenadores de Curso de Medicina Veterinária.

Com o projeto CRMV-SP Escuta também aconteceram oito encontros com profissionais nas cidades do interior paulista. Materiais técnicos também foram elaborados, entre os quais a cartilha sobre Varíola M. em animais, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Informação à sociedade

As mensagens transmitidas pelo CRMV-SP nos mais diversos formatos e canais alcançaram números expressivos. Foram 766 notícias publicadas tendo o Conselho como referência, 787.836 acessos à Plataforma, quase 12 mil visualizações nas edições do Informativo, 804 atendimentos nas redes sociais, 1,7 milhão de pessoas alcançadas e 55.467 engajamentos nas redes sociais.

A Revista mv&z, editada pelo Regional, também alcançou novo patamar, figurando entre as publicações técnicas científicas brasileiras da área mais acessadas, recebendo consultas de usuários de todo o mundo. No último ano, foram recebidas 62 submissões, sendo 19 artigos publicados, entre os quais um angolano. Quase 341.335 usuários únicos acessaram os conteúdos digitais e fizeram quase 112 mil downloads de materiais técnicos.

“A educação continuada impacta diretamente na qualidade dos serviços técnicos ofertados. O profissional atualizado tem mais conhecimento, e sente mais confiança e motivação para atuar. Nosso papel tem sido disseminar também informações que o auxiliem médicos-veterinários e zootecnistas a aprimorarem seu exercício profissional”, destaca o Prof. Silvio Arruda Vasconcellos, conselheiro do CRMV-SP e editor técnico da publicação.

Investimento patrimonial

De forma a ampliar e modernizar sua estrutura e melhor atender os profissionais e empresas registrados, o CRMV-SP também incrementou a incorporação de bens permanentes com aquisições de equipamentos eletrônicos, como tablets, scanners, computadores, celulares, e sistemas de som e vídeo.

Em fase final, a reforma da sede do CRMV-SP da Rua Apeninos tem entrega prevista para o primeiro semestre de 2023. Com 2 elevadores novos, que ampliaram a área de uso do prédio para mais um andar; gerador;  5 novas salas de reunião; Plenária; Auditório; espaço para a instalação de um estúdio de gravações; acessibilidade e novo e moderno sistema de combate a  incêndio, a sede na capital paulista dará mais conforto e segurança a colaboradores e profissionais. Serviços de limpeza, jardinagem, copa e recepção já foram contratados para atender o espaço.

Para as regionais, a novidade é a aprovação para compra de uma nova unidade em Campinas para que os profissionais da região sejam mais bem assistidos. Para completar o investimento patrimonial, 20 novos veículos serão entregues, após aquisição feita por meio de licitação este ano, para a renovação da frota da fiscalização.

Investimento humano

Após 12 anos, o CRMV-SP também conseguiu autorização judicial e realizou concurso público para a ampliação do quadro de colaboradores administrativos e fiscais. A convocação e o início das atividades de cinco novos funcionários já ocorreram em 2022, entre os quais os da primeira fiscal do certame. O planejamento para o próximo ano prevê a contratação de cerca de 30 novas posições, sendo mais 10 fiscais: quatro para São Paulo, um para Botucatu, um para Presidente Prudente, um para Taubaté, dois para Campinas e um para Marília.

Antes do recebimento dos novos colaboradores, o Conselho trabalhou na revisão da Política Administrativa e do Plano de Cargos e Salários, aplicou Pesquisa de Movimentação Interna, elaborou Manual de Integração e Plano de Treinamento Técnico.  

A aquisição de um novo sistema para folha de ponto, folha de pagamento e gestão de pessoas, o qual contemplará o acesso on-line para todos os funcionários, também já foi feita e tem como intenção maior investimento em comunicação interna. “Os bons resultados que apresentados são protagonizados e sustentados por um grande time que merece mais investimento. Agradeço a todos pelo trabalho, paciência e responsabilidade que têm com os mais de 60 mil profissionais e 25 mil empresas registradas”, ressalta o vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso.

Melhoria contínua

O presidente do CRMV-SP pontuou projetos para 2023 e destacou também algumas mudanças na estrutura administrativa do CRMV-SP, com a criação de uma Diretoria Técnica para dar suporte, alinhar e aprimorar as atividades das coordenações técnica médica-veterinária, ética profissional e de fiscalização e multas; e dos setores de julgamento e recursos, e de Administração das Unidades Regionais, de modo a dar celeridade ao processo de inovação.

Mudança e reinauguração da sede pós reforma, implantação de estúdio próprio de gravações, contratação de novos colaboradores administrativos e fiscais, realização de 13 CRMVs Escuta de forma regionalizada, implantação da gestão de riscos e da ART on-line por meio do painel de profissionais e empresas pela Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP, e a elaboração de um aplicativo de serviços, estão entre os principais tópicos.

Projetos já iniciados e que visam maior proximidade com as classes médica-veterinária e zootécnica, além do fortalecimento das relações institucionais, também terão prosseguimento. Em 2023, também ocorrerá adaptação dos serviços para o atendimento à nova resolução para inscrição e registro, recadastramento e cédula digital, assim como a conscientização sobre a participação nas cerimônias de entrega de cédulas, e a intensificação da atividade política e da aproximação com faculdades, com a publicação do primeiro edital do Sistema de Certificação de Cursos de Graduação em Medicina Veterinária.

Relacionadas

Campanha Juntos pelo Rio Grande do Sul
Em um cenário de enchente na cidade de Santa Maria, um cachorro pastor alemão é resgatado por dois homens
Equipe formada por profissionais de diversos setores, entre mulheres e homens posam em três fileiras em frente a um carro do Corpo de Bombeiros
Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40