GT de Sanidade da CNA debate controle e inspeção de produtos de origem animal

Entre os assuntos discutidos no encontro, a reestruturação da cadeia de comando e controle do Serviço de Inspeção Federal
Texto: Comunicação CNA/SENAR (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Pixabay

Representantes do Grupo Técnico (GT) de Sanidade Animal da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniram, na quarta-feira (11/04), em Brasília, para debater ferramentas de fiscalização e inspeção de produtos de origem animal.

Um dos assuntos do encontro foi a reestruturação da cadeia de comando e controle do Serviço de Inspeção Federal (SIF). No antigo formato, cada uma das superintendências dos 26 estados e do Distrito Federal era responsável pela inspeção dos estabelecimentos independente da quantidade de locais analisados.

Com a nova portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), haverá 10 regionais que farão esse controle em todo o País. “Antes, enquanto um comando estadual fiscalizava dois estabelecimentos, outro inspecionava 300. Foi feita uma reestruturação e redistribuição do serviço”, afirma o coordenador do Grupo Técnico de Defesa Sanitária da CNA, Décio Coutinho.

O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura (Dipoa/Mapa), José Luis Vargas, explicou que a mudança faz parte de uma reforma do SIF. “O objetivo é harmonizar os procedimentos de inspeção, trazer mais celeridade aos trabalhos e prestar um melhor serviço à sociedade brasileira”.

Aplicativo e novo Vigiagro

A chefe da Divisão de Sanidade de Moluscos e Crustáceos do Mapa, Isabella Fontana, apresentou o aplicativo “Pec. Saúde Animal” para smartphones e tablets, que traz banco de dados sobre legislação sanitária nacional e internacional e disponibiliza espaço para técnicos produtores e médicos-veterinários notificarem suspeitas de doenças nos rebanhos.

Também foi abordado no encontro o novo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), que controla e fiscaliza o trânsito de produtos de origem animal, vegetal e insumos. O coordenador-geral do Vigiagro, Fernando Mendes, disse que o sistema terá um novo manual, uma nova plataforma tecnológica e uma outra forma de fiscalizar.

“É um reposicionamento para otimizar a fiscalização. Toda operação de exportação de carne será usuária desse novo regramento” (Fernando Mendes)

Mão masculina utiliza uma faca para cortar uma fatia de um queijo amarelado curado
Membros do GT Cannabis reunidos na tela em evento online
close-up-elderly-person-using-digital-device-mockup